Página Inicial > Propósta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

n/d

No Gonzaga, nossos alunos recebem uma formação integral, na qual o foco do processo educativo está no desenvolvimento intelectual, cultural, social, ético e moral, ou seja, na formação do ser humano como um todo. E para tanto, nossa proposta pedagógica objetiva a perfeita união entre teoria e prática, assim como a integração social entre família, comunidade e escola.

Assim se educa por inteiro, formando cidadãos.

Nossa Meta

Promover o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade através da educação humana e cristã, solidária e participativa.

Objetivo e Metodologia

Objetivamos o desenvolvimento integral do educando, nas dimensões físicas, psíquicas e espirituais, apresentando diversas sugestões de atividades que contemplam temas como ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo (propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais), estimulando assim o desenvolvimento da autonomia e independência responsável.

Os professores, conjuntamente com os educandos, têm a oportunidade de abrir discussões sobre esses temas e vivenciá-los dentro e fora do Colégio, contribuindo para a formação cristã, criativa e crítica dos futuros cidadãos.

A metodologia utilizada é a de pesquisas e projetos que, de forma interdisciplinar, enfatiza os pilares da UNESCO, pois defendemos a idéia de que nesta faixa etária é importante articular esforços para que as crianças e jovens aprendam a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Desta maneira, as propostas e as práticas pedagógicas contemplam o lúdico, as relações prazerosas da alteridade, permitindo que os educandos possam expressar-se, apostando em suas capacidades e propondo situações que levam ao conhecimento real e local, o que ampliará a sua visão doméstica, escolar, regional, nacional e planetária.