Página Inicial > Instituição

INSTITUIÇÃO

Visão e Missão

Visão

Ser um centro de referência em educação básica e superior no Rio Grande do Sul, formando um novo cidadão crítico e ético.

Missão

Promover o desenvolvimento do educando, com base no processo pedagógico, cristão, ético, filosófico e cultural, com o objetivo de assegurar a construção de um cidadão crítico, capaz e comprometido com o meio.

Valores

Difícil enumerar os diversos valores que compõem a alma Gonzagueana, afinal de contas, desde 1895 são muitas histórias para contar. Nesta caminhada centenária, podemos destacar alguns valores primordiais que fizeram, fazem e sempre farão parte da nossa instituição.

Os Gonzagueanos sempre foram conectados com Deus e comprometidos com a comunhão entre as pessoas através de gestos de afetuosidade, hospitalidade, solidariedade e respeito ao próximo. Todo aluno, professor ou funcionário do Gonzaga sempre prezou pela ética, justiça e paz em todos os níveis da vida, através de exemplos e posturas, encontros de reflexão e formação humanista e educação voltada para o “bem” e o “melhor” do mundo.

A educação transmitida pelo Gonzaga sempre foi alicerçada no amor, quer na esfera dos educadores, quer na condição de educandos. Nossa educação sempre foi sólida, comprometida com a cidadania, empreendedorismo e responsabilidade com o meio ambiente, com o ensino de qualidade e, principalmente, com o ser humano. Outro valor presente no Colégio Gonzaga é a alegria e a garra de aproveitar a vida e o estudo com determinação, através da participação em eventos educativos, artísticos, esportivos e de lazer. Todo Gonzagueano sempre tem um sorriso inconfundível nos lábios e sabe povoar qualquer ambiente com seu sorriso e sua vontade de vencer.

Para finalizarmos este encontro com os valores do Colégio Gonzaga, extraímos um trecho do hino do Colégio que muito traduz a alma Gonzagueana:

"Gonzagas, avante com fé! Marchai! Segui!"

Organograma Estrutural

A estrutura organizacional é regida através do Conselho Gestor, o qual tem por finalidade fazer com que todas as definições em nível de escola, sejam pedagógicas, estruturais ou administrativas, possam ser debatidas e definidas de forma democrática.

O Conselho Gestor é constituído pelo Diretor, seu presidente; pelo Vice-Diretor; por um representante do SOE, escolhido por seus pares; por um representante do SCT, escolhido por seus pares; por um representante da Pastoral, escolhido por seus pares; por um representante do setor de Comunicação e Marketing, escolhido por seus pares; pelo Coordenador Pedagógico; pelo Coordenador Técnico-Pedagógico, que o secretaria; e pelo Coordenador Administrativo.

Assim, o Conselho Gestor é uma entidade escolar cujo objetivo máximo é o de fazer valer uma gestão escolar democrática.